Óleo Essencial de Alecrim

 

blog-alecrim

Método de extração: Destilado a vapor

Cor:
 Claro

Consistência: Fino

Nota do Aroma: Médio

Nota de saída: Médio – Forte

Perfume: Fresco, herbáceo, doce, Canforoso.

Principais constituintes: Cineole, Pinene, Borneol, Linalol, Alpha-Terpineol, Terpinen-4-ol, Bornyl Acetate, Camphor, Thujone, Camphene, Limonene, Beta-Caryophyllene

PELE: Ajuda a esticar a pele flácida graças à sua ação adstringente. Bons resultados em casos de acne, caspa, cabelos oleosos e calvície.

MENTE E EMOÇÕES: Estimula o sistema nervoso central. Bom em casos de letargia. É revigorante e estimulante da memória.

USO FÍSICO EM GERAL: Varizes (não esfregar diretamente nas veias varicosas, mas sim, ao redor delas). Estimula a circulação e alivia a dor. Em junta inflamada fazer compressa com óleo de massagem. Diminui as dores de cabeça associadas a distúrbios gástricos. Alivia as dores musculares (pode obter resultados mais eficazes no uso conjunto com o óleo de Manjerona).Alivia os sintomas da retenção de líquidos, da menstruação insuficiente e das cãimbras. Antifungico e antibacteriano. Alivia sintomas de resfriados e congestôes

USO ESPIRITUAL: No Antigo Egipto era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para protecção contra magias negras e para proteger os espaços da energia da inveja, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).Na idade média acreditava-se que a erva evitava maus espíritos.
Ajuda a encontrar respostas e a trazer a informação e a compreensão de vidas passadas, iluminando os múltiplos papéis da vida atual.

OBS: Na Antiga Grécia, os estudantes entrelaçavam os seus cabelos com Alecrim quando estudavam para os seus exames. Conta uma lenda que as Flores do Alecrim tornaram-se azuis quando a Virgem Maria pendurou o seu manto azul num arbusto de Alecrim.

COMBINAÇÕES: Olibano, Lavanda, Citronela, Hortelã Pimenta, Cistus, Petitgrain, Tomilho, Manjericão, Elemi, Cedro e Canela.

CUIDADOS: Evitar usar se estiver a fazer tratamentos homeopáticos. Evitar também durante a gravidez caso haja propensão para a epilepsia ou tensão alta.

Deixe uma resposta